Palestras e Oficinas Educacionais

Prof. Carlos Clemente

• Formado no Magistério para classes de Educação Infantil e Ensino Fundamental • Graduado em Matemática e Ciências Físicas e Biológicas. • Graduado em Pedagogia • Pós-Graduado em Docência para o Ensino Superior • Pós-Graduado em Gestão Escolar.


Experiência Profissional
  • 23 anos de MAGISTÉRIO em São Paulo;
  • Professor na rede pública de ensino de São Paulo;
  • Professor em escola privada de Itapecerica da Serra e São Paulo;
  • Diretor de Escola na rede municipal de Itapecerica da Serra – S.P;
  • Diretor de Escola em escola privada de Itapecerica da Serra – S.P;
  • Diretor de Departamento na Secretaria Municipal de Educação de Itapecerica da Serra – S.P;
  • Assessoria Especial da Secretaria Municipal de Educação de Itapecerica da Serra – S.P;
  • Vivência profissional em sala de aula e gestão escolar em São Paulo.

Palestra N° 1

As escolas não podem acabar com a criatividade

Público Alvo: Coordenadores Pedagógicos e Professores de Educação Básica.

1. Gestão de Sala de Aula

2. Como o professor pode melhorar os ambientes de aprendizagem com os recursos que tem.

3. Os estudantes podem aprender de maneira responsável e dentro de um ambiente escolar que estimule a criatividade.

4. Como resolver falhas na interação.

5. A maneira de conduzir a relação entre os alunos, interagir com eles e propor as atividades interfere na aprendizagem. Veja como você pode atuar nas situações em que há problemas de comunicação.

6. Prever problemas que podem surgir durante a aula, para preparar antes as intervenções, ajuda você a se fortalecer perante a turma. Confira alguns fatos corriqueiros em sala e formas de lidar bem com eles.

7 .Gestão do tempo em sala de aula.


Palestra N° 2

O que a neurociência tem a ver com a educação

Público Alvo: Diretores, Coordenadores Pedagógicos, Professores de Educação Básica e Inspetores de Alunos.

1. Neurociência e Educação.

2. Neurociência na Formação Básica do Professor.

3. Aprender significa criar memórias de longa duração

4. Aprender modifica o cérebro

5. As crianças mais novas têm uma boa compreensão dos princípios básicos da biologia e da causalidade física, dos números, das narrativas e dos objetivos pessoais.

6. O professor tem papel fundamental quando ensina o aluno a ter autonomia e vontade de aprender, mostrando as suas capacidades e fortalecendo a autoestima

7. Os professores precisam conhecer as pesquisas neurocientíficas, e relacionar conhecimentos da neurociência e educação, para construir currículos baseados no desenvolvimento cerebral e, além disso, para que se beneficiem dessas novas descobertas, trabalhando em sala de aula de forma a facilitar a aprendizagem.

8. Como tornar a resolução de problemas interessante para seus alunos? A neurociência explica.


Palestra N° 3

A chave para o sucesso? A determinação

Público Alvo: Administradores, Gestores, Gerentes, Diretores, Coordenadores Pedagógicos, Professores de Educação Básica e Quadro Técnico de Apoio Escolar

1. A determinação e a vontade de vencer, tecnicamente chamadas de habilidades não cognitivas, são mais determinantes que o Q.I. para o sucesso de alunos oriundos de famílias de baixo poder aquisitivo.

2. Perspectiva motivacional.

3. Perspectiva psicológica.

4. Indicadores de sucesso na aprendizagem e na vida.

5. Valores.

6. Antivalores.

7. Desvalores.

8. Como gerar determinação nos alunos?

9. Como reiniciar sua mente e praticar bons hábitos?

10. Como você quer ser lembrado, quando falarem do seu nome?

11. Gestão da Inteligência Emocional.


Palestra N° 4

Professores precisam receber feedback!

Público Alvo: Diretores, Coordenadores Pedagógicos e Professores de Educação Básica.

1. Atuação do Coordenador Pedagógico é o meio mais eficaz de direcionar, organizar e dar unidade ao trabalho de formação continuada do corpo docente, partindo sempre das questões concretas de sala de aula.

2. Formação dos formadores é um investimento estratégico.

3. Não existe mágica para melhorar o desempenho. Existe atuação corpo a corpo.

4. O coordenador pedagógico é designado como peça importante para o funcionamento da escola como um todo e somente nas regiões Norte e Sudeste o aspecto formativo da função é preponderante.

5. Foco no chão da sala de aula.

6. Praticar para melhorar.

7. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

8. Como utilizar os indicadores para melhorar a atuação dos professores em sala de aula.

9. Formação centrada na Escola.

10. Gestão Escolar.

11. Gestão Pedagógica.


Palestra N° 5

Alfabetização da teoria à prática

Público Alvo: Diretores, Coordenadores Pedagógicos, Professores de Educação Básica e Inspetores de Alunos.

1. A discussão a respeito das práticas e das teorias pedagógicas, torna o tema ainda mais importante para os professores.

2. Alguns termos usados na educação como construtivismo, socioconstrutivismo, abordagem sócio histórico, sociointeracionismo entre outros, pode se tornar apenas rótulos, se não houver reflexão fundamentada nas diferentes correntes de pensamento.

3. Apontamentos para uma separação das teorias psicológicas e as teorias pedagógicas.

4. Sobre o construtivismo, enfatiza - se que não é um método para a prática pedagógica, apenas contribui para o conhecimento de como ocorre aprendizagem. Piaget é o maior representante do construtivismo, mas ele não investigou sistematicamente a alfabetização.

5. Emilia Ferreiro e Ana Teberosky se especializaram em alfabetização. Elas focavam suas investigações no conhecimento de como lêem as crianças que não sabem ler e como escrevem as crianças que não sabem escrever.

6. Professora Telma WEISZ e seu trabalho “Por trás das letras”. Esta, apresenta um conjunto didático que pode ser visto como um esforço no sentido de contribuir para o fazer do professor.

7. Fernando Capovilla e sua marca educacional: Alfabetização Fônica.

8. Gestão de Aprendizagem.


Palestra N° 6

Projeto "Elos de Amor" resignificando a postura dos alunos e professores em sala de aula

Público Alvo: Diretores, Coordenadores Pedagógicos, Professores de Educação Básica e Inspetores de Alunos.

1. Os Valores Humanos, os Antivalores e os Desvalores.

2. Valor Humano. - Expressão, com resultado Humano positivo, do mundo interior do Homem sobre o mundo exterior.”; ou; “- Partilha de positivismo Humanista entre Seres Humanos”.

3. Valores Humanos. - O caráter universal e global destes são fundamentais para todas as mudanças de paradigmas civilizacionais no Futuro. Sem eles o VALOR do Homem ficará amputado e desviado do verdadeiro sentido da sua VIDA.

4. Antivalores – Os antivalores são contrários à dignidade da natureza humana. Uma pessoa que age sob o efeito dos antivalores, por muitas vezes, é uma pessoa fria e sem escrúpulos que não mede as consequências de seus atos.

5. Desvalores – Falta de Valor; perda de estima. Ausência de determinados Valores Humanos. Ou seja, Valores Humanos que não têm expressão numa determinada Pessoa.

6. Como focar nos valores para resignificar a postura dos alunos e professores em sala de aula?

7. Como tratar de urbanidade com os alunos?

8. Resignificar a ação do professor frente a indisciplina de determinados alunos.

9. Atuar para unir alunos e professores num ambiente agradável em sala de aula.

10. Gestão da Emoção.

11. Bullying e anti bullying.

12. A lei Antibullying 13.185/2015, que entrou em vigor a partir de 06.02.16, instituiu em todo o território nacional, o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying).


Palestra N° 7

Qualidade na gestão escolar gera qualidade na equipe e no desempenho escolar dos alunos.

Público Alvo: Diretores e Coordenadores Pedagógicos.

1. Gestão escolar: O estado do debate

2. Gestão escolar: Análise das propostas de 11 municípios brasileiros

3. Articulação entre governo municipal e instituição escolar

4. Objetivos da política educacional dos municípios

5. Princípios norteadores da gestão político-educativa dos governos municipais

6. Inovações na gestão da Secretaria de Educação Municipal

7. Relação entre as instituições escolares

8. Principais características da proposta de gestão escolar

9. Atores envolvidos na gestão escolar

10. Articulação escola – comunidade

11. Principal eixo e estratégia da implementação da proposta de gestão escolar
• o conteúdo das metas e os delineamentos propostos pelos órgãos centrais - a política educativa;
• as estratégias para lidar e superar a heterogeneidade das condições institucionais e sociais do conjunto das escolas do sistema;
• a distribuição das responsabilidades educacionais e dos espaços de poder de decisão e as expectativas implícitas no conceito de autonomia.

12. Como aplicar a gestão escolar

13. Planejamento

14. Atenção às mudanças – CHECK – LIST.

15. Treinamento e capacitação

16. Considerações acerca de equipes e liderança.


Palestra N° 8

Empreendedorismo - Ampliando visões - proporcionando sonhos

Público Alvo: Quadro de Apoio Técnico Escolar e Bolsistas da Frente de Trabalho (Programa Emergencial de Trabalho e Cidadania).

1. O que é ser empreendedor?

2. Você já parou para ficar pensando em como melhorar algum aspecto da realidade à sua volta? Seja na escola onde estuda ou trabalha, no bairro onde vive ou até mesmo na sua cidade? Então parabéns, você tem atitude empreendedora.

3. Missão da Educação Empreendedora.

4. Entenda como abrir, ampliar e melhorar o seu negócio.

5. Saiba como traçar os planos de uma empresa estável.

6. Conheça formas de ter controle financeiro do seu negócio.

7. Informações, dicas e soluções para sua empresa fazer diferente.

8. Como gerenciar sua equipe.

9. Sonhos e pés no chão.

10. Como tornar mais eficientes os processos e procedimentos da sua empresa.

11. Liderança é a capacidade que uma pessoa possui de conduzir um grupo de indivíduos, transformando-os em uma equipe que gera resultados.

12. Um líder possui a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva para alcançarem os objetivos da equipe e da organização.

13. Como Desenvolver as Habilidades de um Líder?

14. Liderança de alta performance.

15. Foco e Gestão. 16. Gestão de Pessoas.


Gostou?

Entre em contato pelo formulário abaixo e saiba como podemos levar estas palestras e oficinas até você!

    Selecione a palestra que deseja mais informações:

    error: Conteúdo Protegido !