Projetos Didáticos

O Ipê GECC adota o desenvolvimento dos seguintes projetos didáticos, que estão descritos no Projeto Político Pedagógico “Nenhum Aluno Para Trás”, homologado em 27 de junho de 2017, publicado no D.O.E de 28.06.2017, página 39, seção I:

Projeto “Elos de Amor”, diariamente
Caracterização: Leitura de Textos Reflexivos que abordam valores e virtudes necessários para uma convivência social sadia.
Resultados: Baixo índice de indisciplina. Alunos participativos socialmente. Comportamento adequado perante os colegas, professores, funcionários e familiares.
Projeto “Recreio Legal”, diariamente.
Caracterização: Brincadeiras durante os intervalos, tão quanto jogos de pensar, perguntas e respostas.
Resultados: Baixo índice de indisciplina. Alunos participativos socialmente. Comportamento adequado perante os colegas, professores, funcionários e familiares. Tranquilidade nos recreios.
Projeto “Aula - Passeio”, duas vezes ao ano.
Caracterização: Vivenciar o aprendizado oferecido em sala de aula, nas imediações do Ipê GECC. Aplicar o conhecimento desenvolvido nas salas nos pontos turísticos escolhidos pelos alunos.
Resultados: Desenvolvimento das competências e habilidades tão bem observados nos trabalhos escritos e murais informativos, cujos compõe os produtos de aprendizagem pós aula – passeio.
Projeto “Festa Junina”, uma vez ao ano.
Caracterização: Propor danças típicas valorizando as regiões do Brasil, pólo de cultura nacional, efetivando a participação da família e dos amigos dos nossos alunos, num dia marcante para a família Ipê.
Resultados: Alto índice de participação das famílias dos nossos alunos. Classes com 100% de participação nas danças típicas. Desenvolvimento dos objetivos propostos no PCN de Arte – itens: música e dança.
Projeto “Avançando na Aprendizagem”, nas disciplinas que o aluno obter baixo rendimento.
Caracterização: Agrupamentos produtivos em sala de aula, com os alunos que apresentam insuficiência de aprendizado em determinado conteúdo.
Resultados: Recuperação da autoestima dos alunos. Participação efetiva dos alunos nas aulas, se interessando mais pelos conteúdos com mais dificuldades.
Projeto “Ipê Cultural”, uma vez ao ano.
Caracterização: Gincana do Conhecimento, com quadros artísticos inspirados nos programas “Passa ou Repassa, Show do Milhão, Nada Além de um Minuto, Mega Senha e Soletrando”.
Resultados: Participação de 100% dos alunos, incluindo cada um nas suas habilidades específicas do conhecimento que mais gostam. Valorização da inteligência socioemocional. Desenvolvimento das múltiplas inteligências.
Projeto “Escola Aberta”, dez vezes ao ano.
Caracterização: Eventos e reuniões estimulando a participação dos familiares de cada estudante.
Resultados: Baixo índice de ausência dos pais. Comprometimento de alguém da família pela vida escolar do aluno. Melhor auto estima dos alunos, uma vez que nunca estão SEM REPRESENTAÇÃO.
Projeto “S.A.R.E.C.I”, quatro vezes ao ano.
Caracterização:Avaliação Interna dos Conteúdos ministrados durante o bimestre. Atribuição de semelhança das avaliações externas – SARESP, ENEM e PROVA BRASIL.
Resultados: Bom desempenho dos alunos nas avalições internas e na avaliação externa que o Colégio participa – SARESP.
Escola da Inteligência: Projeto “Eu e o Outro”, uma vez por ano.
Caracterização: Projeto específico de cada área que compõe a matriz curricular dos estudantes.
Resultados: Aprendizagem em foco. Alunos e Professores interessados em mostrar o que estão desenvolvendo paralelamente ás aulas dadas e apreendidas.
Projeto “Aprendizado em Foco”, uma vez por mês.
Caracterização: Mural de aprendizagem. Exposição de um Jornal Mural com doze seções a fim de que alunos e professores desenvolvam os conteúdos, de forma lúdica descontraída e eficaz.
Resultados: Murais com ênfase no interesse dos alunos, sendo reportagens e notícias locais, de grande motivação para o desenvolvimento das competências e habilidades esperadas de um escritor e de um leitor.
Projeto “Minha Família Minha Vida”, uma vez por ano.
Caracterização: Evento de acolhimento as famílias com danças que marcaram a época dos familiares, buscando repertório dos alunos nas décadas de 60, 70, 80, 90, 2000 e 2010.
Resultados: Participação de 100% dos alunos e familiares. Um dia de muita alegria e aprendizado, valorizando a troca de ideias, brincadeiras e relacionamentos entre familiares e estudantes. Desenvolvimento das competências e habilidades propostas no PCN de Arte e na espinha dorsal da Escola da Inteligência.
Projeto “Noite de Pijamas”, uma vez ao ano.
Caracterização: Evento de acolhimento dos alunos interessados em participar de atrações lúdicas, passeios, noite do terror, baile a partir das 14h00 de um sábado até as 10h00 de um domingo do ano letivo. Observação: Com apenas 2h00 de descanso: das 6h30 às 8h30 de domingo.
Resultados: inclusão dos alunos numa noite especial, brincando e se divertindo entre colegas das mesmas classes, interagindo com colegas de outras classes, atendendo a programação do evento mais esperado do ano, pelos alunos aqui matriculados. Outros de acordo com as necessidades do Ipê GECC, através da avaliação dos nossos colaboradores.
“Projeto Meu Amigãozão”, semanalmente
Caracterização:
Os estudantes participarão de um sorteio todas as segunda, quartas e sextas – feiras para saber quem levará o PERSONAGEM para sua casa. Os estudantes conviverão com o personagem em todos os seus momentos do dia:
  • No Colégio;

  • No Café da manhã;

  • No Almoço;

  • Nas Brincadeiras;

  • No Lanche da Tarde;

  • No Jantar;

  • Caso queira dormir com o personagem, pode também.

Na Educação Infantil (Maternal,. Jardim I e Jardim II) e no Ensino Fundamental (1º anos)…
Para que os estudantes possam perceber a importância da ESCRITA e da PARTICIPAÇÃO DOS PAIS, informamos que seguirá um LIVRO ATA para que UM DOS MEMBROS FAMILIARES possam produzir um texto contando:
  • Dar um nome para o personagem.

  • Como a CRIANÇA DESENVOLVEU O LAÇO DE CONVIVÊNCIA COM O PERSONAGEM.

  • Que aventura viveram juntos?

  • Se foi legal?

  • Qual a opinião dos Pais ou Familiares sobre a postura deste projeto?

  • Enfim, o que viveram e como viveram com o personagem?
    Informamos que os textos produzidos serão trabalhados nas aulas de LEITURA e de INTERVALO DE AULAS, de modo que todos percebam a importância da FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO dos nossos ESTUDANTES.
    No Ensino Fundamental (2º, 3º, 4º e 5º anos)…
    Os alunos destas séries produzirão so textos SOZINHOS, se já estão ALFABETIZADOS. Caso não estejam, solicitamos a participação de um membro da família na produção deste texto:
  • Dar um nome para o personagem.

  • Como a CRIANÇA DESENVOLVEU O LAÇO DE CONVIVÊNCIA COM O PERSONAGEM.

  • Que aventura viveram juntos?

  • Se foi legal?

  • Qual a opinião dos Pais ou Familiares sobre a postura deste projeto?

  • Enfim, o que viveram e como viveram com o personagem?
    Informamos que os textos produzidos serão trabalhados nas aulas de LEITURA e de INTERVALO DE AULAS, de modo que todos percebam a importância da ESCRITA E DO REPERTÓRIO dos nossos ESTUDANTES. Os pais e familiares destas séries também poderão participar com uma mensagem no final do texto produzido pelos estudantes.
    PARA TODOS da EDUCAÇÃO INFANTIL ou ENSINO FUNDAMENTAL I:
  • Pode tirar uma foto, imprimir e colar abaixo dos textos, NO LIVRO ATA;

  • Pode publicar no facebook e marcar o “Ipê GECC, Carlos Clemente Clemente ou Elaine Carvalho” para que possamos acompanhar as publicações a fim de trabalharmos com todos os estudantes;
  • Pode mandar no Watshapp do Colégio: 9.5039.6035 (Ipê Vivo).

  • error: Conteúdo Protegido !