Sobre o Ipê GECC

Ipê GECC, Educando para a vida!

Desde de 2010 atuando na educação do seu filho com amor e dedicação!

Nossa história

Em 13 de março de 2019, o Ipê GECC completou 9 anos de fundação, de uma história vivida intensamente por centenas de famílias oriundas de classes trabalhadoras em sua maioria. Hoje, passados 96 meses, o Ipê GECC se solidifica como um grande marco da educação, que é inspirada na metodologia e da assistência técnica pedagógica do Prof. Carlos Alberto dos Santos Clemente, sempre atual e conectado ao nosso tempo. Tudo isso é fruto da ousadia e coragem dele que, apoiados por muitos membros da comunidade do Jardim São Pedro e Região, acreditaram em um projeto maior sob a inspiração dos trabalhos já realizados por ele na Escola Municipal Ipê, em cada dia de aula, entre professores, alunos, pais e funcionários que dão continuidade a essa história, dia após dia no nosso Colégio, sob o olhar e acompanhamento do patrono do Ipê GECC.

Proposta Pedagógica

Nossa proposta pedagógica está pautada para formar leitores e escritores competentes fortalecendo o raciocínio lógico. Partindo deste conceito nossa escola deixa de ser somente construtivista como ocorreu no ano passado, por não termos grandes avanços pedagógicos e passa a utilizar o método híbrido de aprendizagem, que consiste na união dos bons fatores metodológicos das duas correntes de aprendizagem: fônica e construtivista.



Nosso histórico

  • 2018

    Em 2018, implantamos o Sistema de Ensino Máxi, aos alunos da Educação Infantil, com 1, 2, 3, 4 e 5 anos, sendo aos alunos com 1, 2 e 3 anos – Coleção “Entre Fraldas e Mamadeiras” e aos alunos com 4 e 5 anos – Coleção “Iluminuras”. Aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental – “Coleção Iluminuras – Alfabetização Fônica”. E aos alunos da 1ª série do Ensino Médio – Sistema de Ensino Máxi em sua totalidade das disciplinas. Com os alunos do 2º aos 9º anos do Ensino Fundamental continuamos a metodologia de ensino do Sistema de Ensino Jean Piaget, implantado desde 2010. Já com os alunos da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio continuamos com o Sistema de Ensino da FTD, implantado em 2016. Implantamos novo sistema de segurança com 42 câmeras de monitoramento das dependências do Ipê GECC. O Ipê GECC participa pela sexta vez da maior feira de educação do País: “Bett Educar”, desta vez somente com os gestores administrativos e pedagógicos, por quatro dias seguidos. Recebemos a Supervisora de Ensino “Regina Olivares Albuquerque da Costa”, substituindo “Zara Valéria Baptista” para nos acompanhar neste ano letivo, pela D.E.R.I.S.

    Concomitante aos sistemas de ensino apresentados, o Ipê GECC, desde 2016, trabalha com o material da Escola da Inteligência, idealizado pelo Dr. Augusto Cury, cujo aprofundamento será realizado num capítulo a frente.

  • 2017

    Em 2017, o Ipê GECC participou dos encontros pedagógicos da “SOMOS EDUCAÇÃO” como pioneiros em resultados educacionais acima dos dados brasileiros. A “SOMOS EDUCAÇÃO” proporcionou capacitação aos gestores e convidados dos gestores do Ipê GECC e de mais 6.000 (seis mil) escolas brasileiras, no Bourbon Atibaia Convention & Spa Resort, em Atibáia. Lá o Ipê GECC pode conhecer o Sistema de Ensino Máxi, que abrange a metodologia de ensino “FÔNICA”, inspirado em Fernando Capovilla, grande referencial do Prof. Carlos Clemente no Ipê GECC. Após muitos estudos e apresentações, o Ipê GECC fecha essa parceria para o ano de 2018.

    Inauguramos uma dependência para destinar a “Tesouraria” – Secretaria Financeira, hall de entrada e acolhimento dos clientes, separadamente dos alunos e equipe pedagógica, dando mais privacidade e segurança para todos. A quadra fora coberta. O Ipê GECC participa pela quinta vez da maior feira de educação do País: “Bett Educar”, desta vez somente com Edvan Carvalho, Diego Campos, Elaine Carvalho, Miriam Morais, Tânia Conceição, Edson Santos, Ana Silva, Marli Área, Willian Clemente e Maria Matos, por quatro dias seguidos. A 12ª Aula Passeio ocorre para o Teatro das Artes, apreciando o espetáculo “A Bela e a Fera”. Os alunos de 9º anos, da 1ª, 2ª e 3ª séries do E.M. fizeram a releitura do espetáculo, apresentado para todos os alunos do Ipê GECC. Foi Brilhante!!! A 13ª Aula Passeio – Roteiro Turístico ocorrera para “Taubaté, Salto, Campinas/Jaguariúna, Paranapiacaba e Holambra. O Ipê GECC participa da 1ª edição da OBMEP com as escolas particulares. Ocorre a 6ª Formatura com os alunos dos J2 da E.I., 5º, 9º do E.F e 3ª série do E.M, no Buffet Bramantes. Nossa 8ª Festa Junina temática foi organizada com o tema “O Sanfoneiro só Tocava Isso”. A 4ª Viagem de Formatura ocorrera para Olímpia, em São Paulo. Continuamos com a Supervisão de Ensino, com as ótimas orientações de “Zara Valéria Baptista”.

  • 2016

    Em 2016, implantamos o Sistema de Ensino da FTD aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental e aos alunos das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio. Essa mudança veio em detrimento aos conteúdos que estavam mais condizentes com a proposta pedagógica do Ipê GECC. Implantamos em parceria com o GEAC (Grupo Educacional Augusto Cury), a metodologia da Escola da Inteligência, valorizando a Educação Sócioemocional junto ao desempenho cognitivo dos nossos estudantes. Capacitação aos Pais e Professores com esse tema tão importante nos dias de hoje, foram destaque durante esse ano. O Ipê GECC participa pela quarta vez da maior feira de educação do País: “Bett Educar”, desta vez sob a responsabilidade da Profª Tânia Conceição, Profª Elaine Carvalho, Profª Miriam Morais, Edvan Carvalho, Diego Campos e Profª Gisele Silva, por quatro dias seguidos. O Colégio participa pela segunda vez do DNA – Desafio Nacional Acadêmico. Ocorre a 10ª Aula Passeio com destino ao Museu Catavento, junto aos Parques Villalobos (EI e EF1) e Ibirapuera (EF2 e EM). A 11ª Aula Passeio ocorrera com os alunos divididos por série e classes e desta vez foram com seu roteiro turístico para “Itú, Holambra, Campos do Jordão, Campinas/Jaguariúna e Guararema”. A 3ª Viagem de Formatura ocorre para Porto Seguro, na Bahia. Nossa 7ª Festa Junina temática foi organizada com o tema “Regiões Brasileiras”. E a 5ª Formatura com os alunos de J2, 5º, 9º e 3ª série do E.M. ocorre na Chácara Amor Eterno. Passamos a ser atendidos pela Supervisora de Ensino “Zara Valéria Baptista”, substituindo “Levi de Freitas Sathler” nos deu novas diretrizes pedagógicas e administrativas desde então.
  • 2015

    Em 2015, continuamos com as orientações do Supervisor de Ensino “Levi de Freitas Sathler”. O Ipê GECC participa pela quarta vez da edição do SARESP – Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo, avaliado pela competente “VUNESP”. O Ipê GECC participa pela terceira vez da maior feira de educação do País: “Bett Educar”, desta vez com os gestores administrativos e pedagógicos, Profª Marli Área, Profª. Maria Isabel Carvalho, Profª Roberta de Simone e Prof. Carlos Clemente por quatro dias seguidos. A 8ª Aula Passeio ocorrera para o Cinema, onde os alunos da E.I. e do E.F. 1 puderam assistir “Cinderela”, trabalhando os valores do filme. Já os alunos do E.F. 2 e E.M. assistiram a Exposição do Corpo Humano no Shopping Taboão. Brilhante! A 9ª Aula Passeio ocorrera para cidades turísticas, dividindo os alunos por série e classes: São Vicente, Centro Histórico de São Paulo, Campos do Jordão, Campinas/Jaguariúna. A escola participou do DNA – Desafio Nacional Acadêmico, com grupos de alunos tutelados pelos professores. A Profª Gisele Silva organiza a 1ª e única “FOPCI” – Feira de Orientação Profissional do Ipê GECC. Ocorre a 2ª Viagem de Formatura e o destino é Santa Catarina, com direito a dois dias de curtição no Beto Carrero. Nossa 6ª Festa Junina temática foi organizada com o tema “Minas Não tem Mar”. Fechamos o ano letivo com a 4ª Formatura dos alunos de J2 da E.I., dos alunos de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental na Chácara Amor Eterno.
  • 2014

    Em 2014, encerramos o ano letivo com muitos familiares descobrindo o Ipê GECC. Continuamos com as orientações do Supervisor de Ensino “Levi de Freitas Sathler”. O Ipê GECC participa pela terceira vez da edição do SARESP – Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo, avaliado pela competente “VUNESP”. Inaugura quatro novas salas de aulas e o salão de acolhimento dos alunos. Ocorre a 6ª Aula Passeio e desta vez, todos são encaminhados a Cidade do Livro e ao Museu da Língua Portuguesa. Na 7ª Aula Passeio os alunos são divididos por série e classes, e comparecem na cidade de Paranapiacaba, Santos, São Vicente e Embú das Artes. Os alunos são inscritos na Olimpíada Brasileira da Astronomia e participam com grande êxito. A empresa responsável encaminha certificados para todos os envolvidos na “OBA”. O Ipê GECC participa pela quarta vez da maior feira de educação do País: “Bett Educar”, desta vez os gestores administrativos e pedagógicos – Prof. Carlos Clemente, Profª Paula Amâncio, Profª Aurea Otoni e Profª Elaine Carvalho, por quatro dias seguidos, em Pernambuco, no Centro de Convenções de Olinda – EMPETUR adquirem os conhecimentos que são retransmitidos a toda equipe. Nossa 5ª Festa Junina temática foi organizada com o tema “Pernambuco é uma Festa”.Ocorre a 3ª Formatura com os alunos do J2 da E.I., 5º e 9º anos do E.F. e 3ª série do E.M, no Sítio Massani.
  • 2013

    Em 2013, continuamos a crescer. Inaugura – se o Ensino Médio com a primeira série, tendo 18 alunos. Já tivemos alunos em todas as etapas da Educação Infantil e todos os anos do Ensino Fundamental. Continuamos com as orientações do Supervisor de Ensino “Levi de Freitas Sathler” e o colégio continua crescendo com o Sistema de Ensino da FTD na Educação Infantil - Lápis na Mão, e com o Sistema de Ensino Jean Piaget de 1º aos 9º anos do Ensino Fundamental e na 1ª série do Ensino Médio. O Ipê GECC não participou da edição do SARESP – Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo, devido a falta de divulgação do órgão competente. Fomos instruídos a comparecer na SEE, porém não obtivemos sucesso. Lá formos orientados a comparecer no Palácio dos Bandeirantes, para tratar na Secretaria de Estado do Governo de São Paulo, porém após dias de espera, nos foi orientado que só poderíamos participar em 2014. Uma pena! Pois já estávamos obtendo êxitos importantes e tivemos a sequência prejudicada. Os gestores administrativos e pedagógicos - Profª Paula Amâncio e Profª Miriam Morais participam pela primeira vez do maior encontro de Educação do País: “Bett Educar”, no Centro de Convenções Imigrantes. Lá adquirem novos conhecimentos para serem retransmitidos a todos da equipe escolar e voltam para o Colégio após quatro dias com enriquecimento pedagógico inovador e altamente atrativo aos alunos e professores. A 1ª Viagem de Formatura foi para Balneário de Camboriú, com direito a um dia no Parque Beto Carrero. Inaugura um salão coberto para melhor acolher os alunos. A 4ª Aula Passeio ocorrera para Jardim Botânico, Zoológico de São Paulo, Museu Catavento, Museu da Língua Portuguesa e na Pinacoteca, distribuídos por classes e séries. A 5ª Aula Passeio ocorrera para o Teatro Itaim, onde todo o colégio assistiu a peça “AVOAR”. Nossa 4ª Festa Junina temática foi organizada com o tema “O Rei do Baião”.Ocorre a 2ª Formatura com os alunos do Jardim II da E.I e dos 5º e 9º anos do E.F, no Recreio da Lagoa.
  • 2012

    Em 2012 crescemos mais um pouco. Recebemos o Supervisor de Ensino “Sr. Levi de Freitas Sathler”, substituindo “Márcia Ciza de Melo” a partir deste ano. Inauguramos quatro novas salas de aulas. A festa do 2º ano de aniversário do Ipê GECC ocorrera no Recreio da Lagoa, cujo tema foi “Anos Dourados”, onde alunos e membros da equipe alugaram roupas de época e 100% dos envolvidos estavam vestidos a caráter, com um show de apresentações musicais e de danças típicas da época. Em 18 de julho de 2012 encaminhamos ofício à DERIS para esclarecimentos sobre a abertura do Ensino Médio no nosso Colégio para atender a clientela em 2013. Ocorre a 1ª Formatura com os alunos de J2 da E.I e dos 5º e 9º anos do E.F. no Recreio da Lagoa. A 3ª Aula Passeio ocorrera para Paranapiacaba e no Jardim Botânico de São Paulo. Nossa 3ª Festa Junina temática foi organizada com o tema “Olimpíadas”. O Ipê GECC participa pela segunda vez da edição do SARESP – Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo, avaliado pela competente “VUNESP”.
  • 2011

    Já em 2011 tivemos um crescimento expressivo, agora distribuídos em classes de Maternal, Jardim I, Jardim II, 1º, 2º, 3º e 4º juntos, 5º, 6º, 7º e 8º anos. Continuamos com a Supervisão de Ensino de “Márcia Ciza de Melo”. Continuamos a implementação do Projeto Político Pedagógico “Nenhum Aluno Para Trás” e os projetos didáticos foram tomando novas formas. Além dos projetos já implantados em 2010, fora criado o Projeto “Minha Família Minha Vida”. A 2ª Aula Passeio ocorrera para Paranapiacaba e no Zoológico de São Paulo. A festa de aniversário de 1 ano do Ipê GECC ocorrera na Cantina Veneta, onde houve um show de apresentações de danças e exposição cultural. Nossa 2ª Festa Junina temática foi organizada com o tema “Ritmos Brasileiros”. O Ipê GECC participa pela primeira vez da edição do SARESP – Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo, avaliado pela competente “VUNESP”.
  • 2010

    Em 2010, quando o Colégio foi inaugurado em 13 de março de 2010, às 19h30, sob uma plateia de 350 (trezentas e cinquenta) pessoas, incluindo pais, alunos e convidados, Deus nos presenteou com 89(oitenta e nove) alunos, distribuídos nas classes de Maternal, Jardim I, Jardim II, 1º, 2º e 3º juntos, 4º e 5º juntos, 6º e 7º anos; um número expressivo para uma inauguração tão recente. Na implantação do Ipê GECC, tivemos o apoio da Profª Madalena Lopes Cravo Roxo, que era Dirigente de Ensino à época, a quem temos muito apreço pelas boas orientações dadas. As Supervisoras de Ensino que nos acolheram e nos acompanhou até a data da inauguração foram “Ives Banqueri da Silva e Lina Rampim de A. Nasraui”. Após a inauguração recebemos a Supervisora de Ensino que nos acompanhou nas questões pedagógicas e administrativas “Sra. Márcia Ciza de Melo”. Neste ano os alunos fizeram as escolhas das cores do uniforme, em uma grande votação realizada no Jardim Botânico, São Paulo. As cores mais votadas foram o lilás para a camiseta e o verde para a calça, blusa, bermuda ou saia. Os uniformes foram implantados em agosto de 2010. Implantamos o Sistema de Ensino Jean Piaget como nossa linha pedagógica de conteúdos. Nosso Projeto Político Pedagógico “Nenhum Aluno Para Trás” fora colocado em prática, com aulas multimídias, com as apostilas Jean Piaget e com os projetos didáticos: “Recreio Legal, Resgatando Valores, Ela é Tudo na Minha Vida, Festa Junina da Copa do Mundo, Meu Querido Meu Velho Meu Amigo, Noite de Pijamas, Aula Passeio à Santos, em Ipê nas Ondas do Mar, onde levamos nossos alunos para conhecer a linda história de Santos e a conhecer o mar dentro dele. Nossa Festa Junina é temática e abrimos com a “Copa do Mundo é Nossa”. Nosso período de matrículas aconteceu de forma esplêndida, pois os alunos e pais num grande “boca a boca” trouxeram muitos alunos para 2011.
 
Um excelente educador não é um ser humano perfeito, mas alguém que tem a serenidade para se esvaziar e sensibilidade para aprender.

Augusto Cury

error: Conteúdo Protegido !